sexta-feira, 5 de abril de 2013

A gaiola ideal para sua calopsita

Oi!
O assunto que escolhi para postar hoje pode parecer repetitivo redundante, mas é muito necessário.
Mesmo com toda a informação disponível na internet, as pessoas ainda escolhem gaiolas para suas calopsitas com base em critérios equivocados, que podem atrapalhar mais do que ajudar.  Uns usam gaiolas pequenas demais, outros usam gaiolas de canários cuja estrutura é composta de madeira, outros escolhem a gaiola de malha muito larga e a calopsita foge ou pior, se machuca tentando fugir.

Gaiolas redondas são praticamente  as campeãs da escolha errada. São lindas, mas interferem na orientação espacial da ave, e até a disposição dos poleiros fica inadequada. É claro que se você puser sua ave numa gaiola redonda ela não vai reclamar, mas não é recomendável. Aí alguns dizem "mas o veterinário do meu passarinho tem o passarinho dele numa gaiola redonda". Ok, fica então a pergunta: "Desde quando gaiola é assunto veterinário?" Veterinários estudam para cuidar da saúde dos animais. Quem sabe melhor sobre os tipos de de gaiola são os criadores e alguns veterinários mais estudiosos que correm atrás de informação útil em vez de ficar esfregando diploma na cara dos clientes.


Gaiolas devem ter espaço interno adequado. Não basta que sejam bonitas ou tenham custado caro. É bom que a largura da gaiola corresponda ao dobro de espaço que a ave ocupa quando suas asas estão abertas.
Se você não sabe quantas aves pretende ter, opte por uma gaiola onde caibam mais aves do que você já tem. Se essa gaiola parecer pequena, então é o momento de pensar em um viveiro.
A malha das gaiolas e viveiros deve ter o espaço entre cada arame variando de 1,0 a 1,5cm, o que torna inviável usar gaiolas destinadas aos papagaios, porque esse espaço é maior e os poleiros costumam ser grossos demais. 


Uma boa opção pra quem tem mais de uma ave mas não dispõe de espaço pra um viveiro de bom tamanho são os mini-viveiros, que acomodam bem as aves, permitindo que elas escalem suas paredes e até mesmo dando pequenos vôos, ou ao menos batendo as asas sem voar.
Outro detalhe importante é o poleiro. Quanto mais irregular, melhor. Use , se puder, poleiros naturais junto com os da gaiola.
Nesse caso selecione galhos de árvores frutíferas, como a goiabeira. Lembre também de posicionar os poleiros de modo que a ave consiga movimentar-se, evitando assim a quebra das penas principalmente da cauda.

Limpeza da gaiola:
É um capítulo importante na vida da sua ave e nos cuidados que você deverá ter. O contato com as próprias fezes cedo ou tarde fará mal para sua ave, portanto a higiene deve ser constante a fim de evitar problemas futuros. Você também pode ter problemas de saúde se não fizer a higienização adequada, pois as fezes das aves depois de secas soltam partículas nocivas, e ao respirar no ambiente onde há fezes secas há uma boa chance de contrair problemas respiratórios. 
O material usado na limpeza das gaiolas deve ser novo nada de esponja de louça velha que deveria ir para o lixo e de uso exclusivo. Há dois ótimos vídeos explicativos no youtube, de uma criadora de agapornis, explicando em detalhe o passo a passo, material que ela usa e tudo mais. Compensa assistir, mudei totalmente meu modo de limpar a gaiola depois dessa super orientação.
Enfim, se a higienização for adequada a sua calopsita dificilmente vai ficar doente.  Limpe adequadamente o ambiente onde a ave vive, e assim você e ela estarão praticamente livres de pegar/passar problemas de saúde um para o outro.

Fotografias retiradas do banco de imagens do google, desconheço os autores das mesmas.
Vídeos retirados no youtube, a partir do blog  Pássaros do Amor, que acompanho sempre.

4 comentários:

  1. Olá boa tarde, gostei deste viveiro grande amarelo que aparece na ilustração. Gostaria de saber qual as medidas desse viveiro e onde eu posso comprar um desse?

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde, gostei deste viveiro grande amarelo que aparece na ilustração. Gostaria de saber qual as medidas desse viveiro e onde eu posso comprar um desse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi para vender no mercado livre

      Excluir
    2. Sou fábricante de gaiolas viveiros de metal
      Fotos acima são minhas fábricao!


      Excluir