sexta-feira, 24 de maio de 2013

Alerta quanto aos cuidados

Oi gente.
Hoje eu trouxe aqui um alerta.
A gente não resiste a essas carinhas lindas e carinhosas das calopsitas, não é? Mas precisamos ser cautelosos. A vida delas está em nossas mãos e não podemos agir com irresponsabilidade. 

Falta de informação hoje em dia não é desculpa. Se você sabe navegar em facebook, sabe pesquisar como achar o perfil das pessoas de quem pretende ver as fotos e cuidar das vidas delas também  e sabe o significado do nome GOOGLE, então é hora de pensar antes de tirar seus filhotinhos, em buscar por informações concretas sobre idade certa do casal pra começar a ter filhotes, cuidados com filhotes recém nascidos, e por favor né gente, nem sonhar em nada disso sem ter pelo menos o contato de um veterinário que possa atender suas aves se algo der errado. 
Veterinários estudam anos e anos pra dar o melhor pela saúde de nossos bichos, mas não são ainda capazes de operar milagres.
A imagem abaixo é chocante. Se você tem sensibilidade em relação a imagens de animais mortos, termine aqui sua leitura.


A calopsita dessa foto era um filhote, que por..lamentável falta de vontade de pesquisar antes de sair tirando cria de prática de seu dono, teve o papo PERFURADO  no processo de alimentação. 
O texto abaixo é da Mariane Scaldaferri,Criatório M M Calôs, de Niterói - RJ. Ela cria calopsitas há anos e me autorizou a dividir com meus leitores o texto dela e a imagem.

"Filhote de calopsita morto por inexperiência do dono ao alimentá-lo - papo perfurado."
  "Realmente esta foto é muito chocante mostrando o papo arroxeado pela hemorragia da perfuração, mas serve de alerta aos "curiosos" e marinheiros de primeira viagem que cruzam seus casais de aves e depois acham que é só tirar do ninho e "entuchar" papinha bico abaixo do pobrezinho achando que somente assim ele será manso.
Um engano, pois se consultarem um artigo escrito por mim com o título "Filhote de Calopsitas: É necessário retirar do ninho para amansá-lo?" e também publicado na Revista Pássaros nº 88, verão que esse "amansamento" pode ser feito sem retirar o filhote da companhia dos pais e ainda sim ter filhotes super mansos!
Utilizamos esta prática e com enorme sucesso!!!
Fica o alerta, para alimentar o filhote na papinha é necessário experiência, cuidado e instrução de algum criador experiente ou veterinário, ok?"  (Mariane Scaldaferri - Criatório M M Calôs, Niterói - RJ)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário