sexta-feira, 1 de março de 2013

A longevidade das calopsitas

Olá.
Vim comentar sobre a longevidade das calopsitas.
Quando o assunto é a ave em cativeiro é preciso lembrar que elas podem viver entre 15 e 20 anos sem problema algum, podendo chegar facilmente aos 25 anos.
Por esse motivo vale a pena destacar que embora o valor comercial das calopsitas não seja alto é bom ter a absoluta certeza da aquisição, já que trata-se de um ser vivo que precisa de cuidado,  carinho e atenção ao longo de sua vida. Você está preparado para ter uma ave que provavelmente passe dos 15 anos de idade? Se sua resposta foi sim, meus parabéns. Você está prestes a conhecer a mais companheira das aves. A calopsita é uma das poucas que faz questão da troca de carinho e de contato com os donos.
Quanto mais adequado for o cuidado que tem com sua ave, seja ela calopsita, canário tuim, forpus, arara, papagaio ou qualquer outra), mais tempo ela viverá.
As aves na natureza nem sempre chegam a viver tanto, pois precisam procurar pela comida e se proteger dos predadores. Ou seja, elas têm maiores chances de uma vida longa no cativeiro.
E como o blog foi criado por causa do Tuko, minha primeira calopsita, não poderia deixar de falar um pouco nele também.

Atualmente ele está com 10 meses de idade, pertinho de completar um ano. Passou por uma fase brava em que não queria muito vir na mão. Mas como toda fase, isso passou e hoje ele vem "no colo". Prefere subir no punho ou no ombro, e aceita subir na mão quando apronta, estilo dar uma voadinha baixa entre a gaiola e o sofá. O segredinho pra ele não acabar ficando muito bravo foi deixar que ficasse à vontade, principalmente fora da gaiola sempre supervisionado né gente e não forçar o contato. Hoje ele escolhe vir no meu ombro em vez de ficar dentro da gaiola aberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário