sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Comportamento

Olá!
Hoje vim falar sobre o comportamento. Não o comportamento das calopsitas em geral, mas o comportamento do Tuko!
Quando era bem novinho, lá pelos 2 meses de idade, ele era bem mais dócil do que é hoje. Vinha na mão, deixava fazer carinho no peito e tudo mais. Agora ele não vem na mão e só deixa fazer carinho na cabeça.
Porque isso acontece?
Bom na realidade nem eu sei dizer, mas vamos considerar que é um bicho, que tem os dias que ele está bem e dias em que está estressado. Ele tem direito a não estar 100% como queremos todos os dias, assim como o cachorro, gato e outras avez mesmo precisam ter uns momentos de sossego só deles, afastados de nós.
Tem dias que Tuko não quer que agrade, dias que só quer ficar no ombro, e tem também os dias que ele só quer poder saber que o bando dele está ali ao alcance dos olhos.
Uma pessoa que tem uma calopsita que era mansa e passou a ficar bem brava contou umas lorotas para meus pais de que calopsitas são umas feras, e desse dia em diante toda vez que o Tuko ia interagir com eles tinha em retorno as demonstrações de medo geradas pelo comentário da pessoa lá, e assim ele aprendeu que "usando o bico" ele conseguiria se impor, e desde então ele está mais irritadiço. Não tenho nenhum agradecimento a fazer a essa pessoa, apenas acredito que cada um é cada um e a ave dessa pessoa tenha um histórico de vida diferente do Tuko, uma conduta diferente, e receba também um tratamento diferente.
Alguns criadores me disseram que esse comportamento é normal devido a idade, outros que além da idade ele deve estar sentindo a falta de um bando composto por aves como ele (já que o bando dele são as pessoas), e outros também levantaram a questão de algum susto ou tratamento que ele não tenha gostado e tenha causado essa mudança de comportamento. 
Pra ele acalmar tenho deixado mais tempo solto (sempre supervisionado para evitar acidentes e lágrimas), espero que com o tempo funcione e ele não continue irritadiço.
Agora mesmo ele está aqui no sofá comigo, andando ao meu redor, falando e abrindo as asas enquanto anda.
O que eu diria a quem tem agora sua nova calopsita é que não desista, não force a ave, não espere dele a adestrabilidade de um cão. Ter calopsita é muito bacana, mas pra quem nunca teve, como no meu caso, é preciso paciência pra ir descobrindo aos poucos como é que se faz. Não levante a mão nem a voz, não tente corrigir dando tapa porque você pode matar sua ave, ou deixá-la ainda com mais medo de você, e aves com medo tendem a se defender agressivamente. Curta sua calopsita, dê carinho e espaço a ela sempre que possível deixando dar um passeio (não faça isso se a ave for arisca ou não tiver asas aparadas, pois a tendência é bater asas e ir embora) e aproveite cada momento com esse mascote querido e temperamental, que pode viver até 20 anos com você!